Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo

Tribunal de Justiça

São Paulo


NOTÍCIAS


23/04/2012 - Tribunal de Justiça paulista tem dois novos desembargadores

        “Prometo cumprir com retidão, amor à Justiça, fidelidade às leis e às instituições vigentes os deveres do cargo de desembargador.” Ao prestarem esse juramento, os desembargadores Renato Delbianco e Leonel Carlos da Costa tomaram posse nesta segunda-feira (23) como os mais novos integrantes da Corte paulista. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)  conta agora com 350 desembargadores.
        A solenidade, que foi realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, teve início quando os novos magistrados foram conduzidos ao interior do salão pelo desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti - orador em nome do TJSP, que falou sobre a alegria de recebê-los. "Vivemos hoje, neste Palácio, mais uma tarde memorável. Ingressar na magistratura e alcançar o grau mais elevado da carreira representa uma grande vitória. E hoje estão aqui dois grandes vencedores. Homens de fé, homens de força. À nossa magistratura nunca faltaram togas cobertas de glória. E hoje, mais duas se apresentam.”
        Leonel Carlos da Costa lembrou do longo caminho trilhado até ser promovido a desembargador. “Rompendo meio século de vida e após 25 anos de exercício, alcancei o mais alto cargo da magistratura paulista. Quanto mais alto o cargo, maior a responsabilidade. O desafio diário dos mais de dois mil juízes de julgar 20 milhões de processos é titânico. Por isso, quando assumi este honroso cargo nesta tarde, prestei o juramento, não por mera retórica, mas como um compromisso de uma prestação jurisdicional imparcial.”
        Para Renato Delbianco, ingressar na magistratura foi a realização de um antigo sonho. “Num distante dia sonhei ser juiz e parti, com afinco, em busca de meu sonho. Hoje, 27 anos se passaram e alcancei o grau mais alto da carreira de um juiz. Espero honrar este Tribunal e ser digno de ocupar este cargo. Agradeço a Deus, sempre, por realizar um sonho que, quando jovem, parecia tão distante e quase inatingível.”
        Ao encerrar a solenidade, o presidente do TJSP Ivan Sartori saudou os novos desembargadores. “A cerimônia de posse de um desembargador sempre é motivo de alegria para o Tribunal de Justiça de São Paulo. Leonel Carlos da Costa e Renato Delbianco: dois nomes, dois exemplos. Homens que honram o Judiciário. Recebemos suas excelências como desembargadores, pois magistrados já o são há muito tempo. Meus cumprimentos.”
        À solenidade estiveram presentes também o vice-presidente do Tribunal, desembargador José Gaspar Gonzaga Franceschini; o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Renato Nalini; o presidente da Seção de Direito Público, desembargador Samuel Alves de Melo Júnior; o presidente da Seção de Direito Privado, desembargador Antonio José Silveira Paulilo; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Antonio Carlos Tristão Ribeiro; o secretário-adjunto de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania, Fabiano Marques de Paula, representando a secretária e o governador do Estado de São Paulo; o procurador do Estado, Alexandre Aboud, representando o procurador-geral do Estado; a defensora pública, coordenadora auxiliar do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Amanda Pontes de Siqueira, representando a defensora pública-geral; o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, juiz coronel Orlando Eduardo Geraldi; o segundo vice-presidente da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis), desembargador Irineu Jorge Fava, representando o presidente; o desembargador Luís Fernando Nishi, representando o diretor da Escola Paulista da Magistratura (EPM); o procurador de Justiça, Ricardo Antônio Andreucci, representando o presidente da Associação Paulista do Ministério Público; o conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo, Jarbas Andrade Machioni, representando o presidente; o presidente da Associação dos Advogados de São Paulo, Arystóbulo de Oliveira Freitas; o delegado de polícia assistente da Delegacia Geral de Polícia do Estado de São Paulo, Fábio Augusto Pinto, representando o delegado-geral; o chefe da Assessoria Policial Militar do TJSP, coronel PM Renato Cerqueira Campos; o assessor da presidência da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Ivan Tortelli e o acadêmico, orientador do Cerimonial e Relações Públicas do TJSP e decano da Academia Paulista de Letras, Paulo Bomfim; além de desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, servidores, familiares e amigos dos empossados.

        Renato Delbianco –
Paulistano, nascido em 14 de janeiro de 1958, formou-se bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) – turma de 1982. Ingressou na magistratura em 1985, nomeado para a 47ª Circunscrição Judiciária, com sede em Taubaté. Trabalhou também nas comarcas de Eldorado Paulista, Birigui, Guarulhos e capital, até ser promovido a desembargador pelo critério de antiguidade em 8 de março de 2012.

        Leonel Carlos da Costa –
Nasceu na capital paulista, em 21 de março de 1962. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), turma de 1985, foi nomeado juiz substituto em 1987, para a 47ª Circunscrição Judiciária, com sede em Taubaté. Após passar pelas comarcas de Buritama, Cachoeira Paulista e capital, foi promovido ao cargo de desembargador em 8 de março de 2012, pelo critério de merecimento.

        Comunicação Social TJSP – AM (texto) / AC (fotos)

        imprensatj@tjsp.jus.br

Fotos do Álbum














Página(s): 1 de 1

Tribunal de Justiça de São Paulo
Praça da Sé, s/nº - Cep 01018-010 - São Paulo (SP) - PABX: (11) 3242-9366

© 2011 - Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) - Todos os direitos reservados.

20/10/2014.70

QR Code
Fechar